Paróquia
Centro Social e Paroquial
Museu de Trevões
Associação
Junta de Freguesia
Notícias
Galeria de Fotos
Mapa de Acesso
Historial
Sonhar é uma faculdade da imaginação humana que nos impele a desafiar os próprios limites, a ultrapassar barreiras quase intransponíveis, a levantar e a encorajar o ânimo, tantas vezes esmorecido pelas dificuldades de percurso. E o sonho é ainda mais autêntico e encorajador quando, por inúmeras contrariedades que se impõem, vai passando de mão em mão e é alimentado por vários corações, como uma chama crescente capaz de iluminar/construir um espaço quente de afectos e cuidados.

Em Fevereiro de 1982, num encontro comunitário, com a presença do pároco Pe. António Lemos, surgiu a ideia de um Centro Social. E como se tratava de um projecto credível e útil, implementaram-se, de imediato, várias actividades para angariação de fundos.

Em 1988 os novos párocos, Pe Albino Vaz e Pe. Samuel, trataram da publicação dos Estatutos, bem como do registo na Segurança Social.

O Pe Diogo, dá continuidade ao sonho e após estudadas várias hipóteses para sua implementação, a Junta de Freguesia disponibilizou um espaço. O edifício foi construído com o trabalho voluntário de artistas, ajudantes e mulheres.

Em Novembro de 1993 chegam a Trevões o Pe. Ramos e o Diácono Manuel Leal, que terminaram a obra e equiparam o Centro.

No dia 1 de Maio de 1994 é assinado o primeiro acordo de cooperação com a Segurança Social de Viseu. A 2 de Julho de 1994, inaugurou-se o Centro que começou a funcionar nesse mesmo dia.

A Instituição foi crescendo e todos os envolvidos neste projecto sentiram que o espaço já não satisfazia as necessidades dos utentes e, por isso, surgiu o sonho da construção de um novo Lar. Já em 1996 o então pároco, Pe Manuel Leal, sonhava e trabalhava para a construção do novo projecto.

Em 1998, o novo pároco, Pe Amadeu Castro, e após muitas diligências conseguiu a aprovação para a construção do novo Lar. Depois, escolher o local para a construção de um novo edifício, elaborar o projecto e conseguir ajudas financeiras, foram algumas das dificuldades só ultrapassadas pelo grande empenho, dedicação, motivação e dinamismo do Pe Amadeu.

Foi assim que nasceu esta linda obra, o orgulho do povo de Trevões. A festa da inauguração decorreu no dia 20 de Setembro de 2002, com a presença do Sr. Ministro da Segurança Social e do Trabalho, Dr. António José de Castro Bagão Félix.

pesquisa
fotos do centro
notícias
30-03-2017 | Paróquia
Jornal Partilhar - Edição n.º 39
28-10-2016 | Acontece em Trevões...
DOURO VINTAGE FEST | FESTA ALDEIAS COM VIDA
Retroceder para a página anteriorImprimir esta PáginaVoltar ao topo da página
© 2017 Trevões. Termos de Utilização