Paróquia
Centro Social e Paroquial
Museu de Trevões
Associação
Junta de Freguesia
Notícias
Galeria de Fotos
Mapa de Acesso
Junta de Freguesia | Gastronomia
Gastronomia típica de trevões

A gastronomia típica da povoação está intimamente ligada aos produtos da terra, isto é, aos recursos naturais da região (sejam provenientes da produção agrícola, sejam provenientes da criação animal). Servem de exemplo os enchidos (alheiras, chouriça, moira, salpicão, farinheira), o pão de centeio, pão de trigo, pão de milho, entre outros.

Deste modo, verificou-se o desenvolvimento de uma dieta alimentar muito própria, utilizando quase exclusivamente ingredientes provenientes do sector primário.
Do mesmo modo, a sabedoria popular, tão típica das gentes do campo, onde ainda dispõe de prestígio e supremacia, soube aproveitar as capacidades «medicinais» desses mesmos produtos, desenvolvendo uma série de remédios caseiros e uma certa «medicina» popular.

Receitas Tradicionais
Os pratos típicos são cabrito assado, bola de carne, sopa seca, feijoada, papas de milho moído, papas de sarrabulho, favas moídas, favas com chouriço, cabrito guisado, milhos de tomatada.
Na categoria dos doces temos o arroz doce, bolos da Páscoa, biscoitos, folar e tarte de amêndoa.

No Natal, servem-se batatas cozidas, bacalhau, açorda de couves. No próprio dia faz-se arroz de ervanços, filhós e rabanadas. Os mais ricos faziam toucinho-do-céu e várias qualidades de doces.

pesquisa
informações úteis
algumas receitas
Retroceder para a página anteriorImprimir esta PáginaVoltar ao topo da página
© 2017 Trevões. Termos de Utilização