Paróquia
Centro Social e Paroquial
Museu de Trevões
Associação
Junta de Freguesia
Notícias
Galeria de Fotos
Mapa de Acesso
Junta de Freguesia | Apresentação
Enquadramento geográfico

Trevões é uma freguesia do Concelho de S. João da Pesqueira, distrito de Viseu, integrando-se na Região Demarcada do Douro.

Com uma superfície de 18 Km2, é constituída por uma zona de planalto (onde predomina uma agricultura diversificada), zona de montanha (predominando um ecossistema da floresta) e zona de escarpas montanhosas, onde são visíveis os típicos socalcos durienses. Confina com as freguesias de Valongo dos Azeites e Vilarouco a nascente, Várzea de Trevões a poente, Paredes da Beira e Penela da Beira a Sul e S. João da Pesqueira a Norte (da qual dista cerca de 15 Km).

Situada na antiga região de Entre Côa e Távora, posiciona-se entre o rio Torto (afluente do Douro, passa a 4 Km de Trevões em direcção a NO), a serra de S. Paio, a Ribeira de Galegos (que nasce em Paredes da Beira e vai desaguar ao rio Torto) e a Ribeira de Soares. Localiza-se na margem esquerda da ribeira de Faste – afluente do Douro – e junto à ribeiro de Galegos, estando rodeada de soutos.

O solo caracteriza-se pela existência de muitos afloramentos graníticos (particularmente a serra de S. Paio, a 911 metros de altitude, sendo a maior elevação do Concelho de S. João da Pesqueira). O terreno é argilo-arenoso, verificando-se ainda a existência de zonas de xisto arcaico e pré-câmbrico. Integra-se no relevo/ orografia do concelho, constituindo uma zona de transição do xisto (característico da Região Demarcada do Douro) para uma presença mais acentuada do granito, predominante noutras freguesias do Concelho de S. João da Pesqueira.

O clima é de tipo continental e seco, com Invernos muito frios e Verões secos e quentes.

pesquisa
informações úteis
fotos de trevões
Retroceder para a página anteriorImprimir esta PáginaVoltar ao topo da página
© 2017 Trevões. Termos de Utilização