Paróquia
Centro Social e Paroquial
Museu de Trevões
Associação
Junta de Freguesia
Notícias
Galeria de Fotos
Mapa de Acesso
Paróquia de Trevões | Apresentação
Bem-vindos à paróquia de trevões

Trevões é uma terra de grande religiosidade patente no grande número de capelas e ermidas. Este espírito de religiosidade torna-se visível na existência e nos sinais de culto e oração. É uma paróquia possuidora de ricas tradições e manifestações de índole religioso. Destacamos alguns momentos vividos com mais intensidade pela comunidade de Trevões.

Em Janeiro, celebra-se o mártir São Sebastião e cantam-se as janeiras e os reis. Em Fevereiro, faz-se a procissão de nossa Senhora das Candeias. Em Março, procissão do Senhor dos Passos e celebra-se a Via-Sacra em quadros vivos pelas ruas da vila. Em Abril, celebra-se a Via-Sacra, a procissão e bênção dos ramos. Em Maio, procissão do dia 13, precedida de três dias de canto das ladainhas. Reza-se também o terço todos os dias a nossa Senhora de Fátima e celebra-se o Senhor da Boa passagem na Ribeira. Em Junho organiza-se a festa de Santo António e Festa de São Paio e Santa Rita com procissão e arraial. Em Julho, realiza-se a festa de Santa Marinha padroeira da paróquia. Em Agosto festeja-se nossa Senhora da Assunção com uma procissão em volta do povoado e faz-se a festa a nossa Senhora da Graça. Em Setembro, deslocam-se à Senhora do Monte e Santa Eufémia em peregrinação e oração. Em Outubro celebra-se o mês de nossa Senhora do Rosário com a oração do terço todos os dias na igreja matriz. Em Dezembro, faz-se a novena a nossa Senhora da Conceição, terminando com a festa a 8 de Dezembro.

Fruto de toda esta religiosidade destacamos ainda o respeito que guardam nas épocas de maior silêncio e meditação, como é o caso da Quaresma, com maior particularidade na Semana Santa vivida com muita intensidade por toda a comunidade. Para além de todo este património espiritual da paróquia, não podemos deixar de destacar, também, todo o seu património religioso físico patente na sua magnífica igreja matriz, que é património nacional, e nas suas capelas e ermidas.

pesquisa
património religioso
galeria de imagens
Retroceder para a página anteriorImprimir esta PáginaVoltar ao topo da página
© 2017 Trevões. Termos de Utilização